in

O que esperar de atualizações de privacidade no Bitcoin?

Moedas como Monero, Zcash e Dash se sobressaem quando o assunto é privacidade. Porém, qual seria o impacto nesses projetos com relação à otimizações de privacidade no Bitcoin?

As chamadas ‘moedas focadas em privacidade’ podem vir a ter dias difíceis com eventuais atualizações de privacidade no Bitcoin.

Durante um podcast recente, Charlie Lee, criador da Litecoin, deu sua opinião sobre o protocolo MimbleWimble – que está sendo implementado – detalhando os motivos pelos quais ele decidiu primeiro trabalhar na atualização de privacidade da moeda.

Mudanças necessárias?

Lee argumentou que o Bitcoin e a Litecoin são como dinheiro, exceto por uma diferença – ambos não contam com ‘verdadeira fungibilidade.’ Notando que a privacidade e fungibilidade andam de mãos dadas e que a implementação do MimbleWimble ajudará a Litecoin a resolver este problema, Lee disse:

Quando eu envio Litecoin, é possível ver o endereço, o histórico, você meio que quase descobre quanto dinheiro eu tenho, não é? É preciso ter cuidado para não expor suas finanças aos outros e isso torna a utilização um pouco difícil.

Ele acrescentou que isso era algo que ele queria ter alcançado com a Litecoin, comentando que o Bitcoin eventualmente precisará de algo assim para torná-lo mais fungível.

O risco que correm as moedas focadas em privacidade

Com tudo isso, a ideia de que tais atualizações em moedas como Bitcoin, Litecoin e Ethereum poderia ser uma ameaça à moedas de privacidade não pode ser ignorada. Por exemplo, embora haja um atraso na implementação de protocolos de desenvolvimento como tecnologias de otimização em privacidade (Taproot/Schnorr) no Bitcoin, a atualização para PoS do Ethereum e a do MimbleWimble para a Litecoin parecem muito promissoras.

Esses desenvolvimentos poderiam potencialmente diminuir o uso de moedas de privacidade e seu apoio junto à comunidade, além de dificultar seu crescimento no futuro. Além do mais, a escalabilidade é outro desafio que as moedas de privacidade enfrentam, algo que não é necessariamente um problema em outras moedas. Comentando no mesmo tópico, Lee adiciona:

Moedas voltadas à privacidade como Monero, Zcash e Dash têm uma excelente privacidade, porém não escalam muito, certo? O tamanho de bloco fica simplesmente enorme. As transações são enormes.

Por outro lado, as moedas focadas em privacidade não são estranhas aos reguladores. As transações desses tipos de moedas frustam há muito tempo as autoridades financeiras, todas as quais têm esperado para apertar as medidas acerca dessas moedas.

Hoje, a questão é se o Bitcoin e outras altcoins atualizarem seus recursos de privacidade e acabarem superando o desempenho das moedas de privacidade, seriam eles sujeitos à regulações? Se forem, qual o sentido em melhorar os recurso de privacidade em primeiro lugar? Essas são algumas das perguntas que terão de ser respondidas em um futuro próximo.

Fonte: AmbCrypto


Foto de Heslei de Oliveira



Foto de Heslei de Oliveira


O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas – desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!



What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Bitcoin hoje 21-05-2020 – forte queda de 4,02%

Tyler Winklevoss espera que os governos abandonem o ouro a favor do Bitcoin